21 março 2016

A área de Relações Públicas

´´ Relações Públicas é a administração da comunicação de uma organização com seus diversos públicos de interesse. ´´  Rayssa Araujo.


Formada em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela Faculdades Integradas Rio Branco, e atualmente cursando Pós Graduação em comunicação empresarial.
Rayssa Araujo começou sua carreira em 2011, na agência de Relações Públicas Amaradei, atuando como estagiária, desenvolvia trabalhos de assessoria de imprensa e gerenciamento de crise para o parque Playcenter. Logo depois de ter saído de seu primeiro estágio, iniciou seu segundo estágio em uma Agência de Mídia Digital, atuando dessa vez na área voltada para publicidade. Em seu terceiro estágio, atuou na área voltada para gerenciamento de crise em uma Agência de Relações Públicas. Depois de ter atuado em 3 agências, percebeu que queria experimentar um pouco do mercado, pois tinha curiosidade de saber como era ser o cliente. Seu ultimo estágio foi na Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Amendoins e Balas, coordenava  uma Agência de Relações Públicas e fazia toda parte de planejamento estratégico com sua gerencia. Nessa empresa ela foi efetivada e permaneceu quase 4 anos, mas no final de 2015, acabou sendo dispensada por causa da crise econômica.
Atualmente trabalha na área de Marketing, como Analista de Conteúdo no Greenpeace.
Na empresa que atua hoje, trabalham em média 30 profissionais de comunicação, pois a empresa se comunica com um público específico, e por isso é muito importante que o profissional de Relações Públicas exerça o seu conhecimento.
Na área de comunicação seu primeiro desafio foi na Agência Amaradei, que tinha a conta do parque Playcenter, quando em 2011 ocorreu um acidente em um brinquedo, envolvendo 8 pessoas. Seu segundo desafio foi na Fiesp, no setor de chocolate, pois queriam aprovar um projeto de lei que proibisse brinquedos dentro dos Ovos de Páscoa. Na opinião da Rayssa, um profissional de Relações Públicas é muito importante para conseguir antecipar os gerenciamentos de crises, de como falar na imprensa, como treinar profissionais de alto cargo, pois tudo está ligado a área de Relações Públicas.
A escolha do curso de Relações Públicas foi por ser um curso mais administrativo da área de comunicação e por ela saber se comunicar muito bem.
A experiência do seu primeiro estágio foi muito importante, por ter conseguido um grande cliente, que era o parque Playcenter, e por ter aprendido muitas coisas novas. Na sua opinião, o principal para um recém formado em Relações Públicas é estagiar na área desde o inicio do curso, pois o mercado de trabalho exige profissionais com conhecimento.

Conselho para os futuros profissionais de Relações Públicas: ´´ Se valorizem, porque a área precisa disso, e jamais parem de estudar, pois na nossa área tudo é mutável.´´ Rayssa Araujo.

2 comentários: